sábado, 2 de maio de 2009

Promoção da saúde e qualidade de vida

Nos últimos 25 anos vem sendo feita a promoção da saúde, que no caso é uma tática do governo e dos médicos para melhorar a qualidade de vida das pessoas as quais tem sofrido com diversas doenças devido à falta de exercícios físicos; esses programas fornecem recursos institucionais e comunitários, públicos e privados, tudo em prol da saúde.
O conceito de promoção da saúde surgiu e se desenvolveu, de forma mais vigorosa nos últimos 20 anos, nos países desenvolvidos. Foram realizadas quatro importantes conferências e nelas se desenvolveram as bases conceituais e políticas da promoção da saúde.

Segundo o autor Sigerist a saúde se promove proporcionando condições de vida decente, boas condições de trabalho, educação, cultura física, formas de lazer e descanso. A promoção da saúde consiste nas atividades dirigidas à transformação dos comportamentos dos indivíduos, focando nos seus estilos de vida, e, no máximo, no ambiente das culturas da comunidade em que se encontram. Assim, os programas ou atividades de promoção da saúde tendem a concentrar-se em componentes educativos, primariamente relacionados com riscos comportamentais passíveis de mudanças, que estariam, pelo menos em parte, sob o controle dos próprios indivíduos. Por exemplo, o hábito de fumar, a dieta, as atividades físicas, a direção perigosa no trânsito.

Entretanto, o que vem a caracterizar a promoção da saúde, é a constatação do papel protagonista dos determinantes gerais sobre as condições de saúde. Entendesse que a saúde é produto de um amplo espectro de fatores relacionados com a qualidade de vida, incluindo um padrão adequado de alimentação e nutrição, de habitação e saneamento, boas condições de trabalho, oportunidades de educação ao longo de toda a vida, ambiente físico limpo, apoio social para famílias e indivíduos, estilo de vida responsável; e um espectro adequado de cuidados de saúde.
http://www.scielosp.org/scielo.php?pid=S1413-81232000000100014&script=sci_arttext

Nenhum comentário: